Aplicações

Vidros de Segurança

Vidros para Conforto

Vidros para Decoração

Vidros de segurança

Vidros de Segurança, como o nome indica, são vidros especiais cuja instalação garantem a segurança dos usuários, especialmente contra impactos e ferimentos.

Os vidros temperados e também os vidros laminados são considerados vidros de segurança segundo as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Já instalações de boxes de vidro temperado, fachadas de vidro, guarda-corpos de vidro, coberturas de vidro e fechamentos de sacadas possuem normas próprias, que determinam o tipo de vidro a ser utilizado.

Algumas aplicações de vidros exigem, por força de norma, vidros temperados ou vidros laminados e na maioria dos casos, a utilização desses vidros de segurança ganham força de Lei, em processos civis ou criminais, quando existe quebras com vítimas.

Vidros para conforto

Alguns tipos de vidro (e também o espelho) possuem características capazes de promover conforto aos usuários, como:

  • Vidros refletivos, também chamados de vidros de controle solar, são capazes de barrar parte do calor que entra pelas fachadas, promovendo um ambiente com temperatura agradável e levemente sombreada.

  • Espelhos possuem a capacidade de promover a sensação de maior amplitude aos ambientes. Além disso, ajudam a aproveitar melhor a iluminação, seja ela natural ou artificial. Também já foi provado que os espelhos acalmam as pessoas, motivo porque são instalados em elevadores e aeroportos.

  • Vidro acidato e também o vidro texturizado instalado em janelas iluminam ambientes com luz translúcida e não ofuscante, considerada a iluminação ideal em locais de trabalho.

  • O vidro temperado nas cores cinza ou verde, por sua vez, ajuda reduzir a ofuscação e promovem sombreamento agradável aos ambientes.

Vidros para decoração

Todos os vidros podem ser utilizados na decoração de ambientes, porém, alguns se destacam seja pela tonalidade, imponência ou funcionalidade.

Exemplo de senso comum, temos os vidros de controle solar, que foram idealizados para barrar a passagem de calor através de janelas e fachadas, mas são utilizados também, na versão temperada, como elemento decorativo em portas e divisórias, devido sua leve reflexão e variedade de cores com leve transparência.

Vidros pintados e serigrafados, destacam-se pelas possibilidades de cores e desenhos, assim como espelhos que podem ser fornecidos também nas tonalidades cinza e bronze.

E por último, vidros acidatos e texturizados, aplicados na decoração de ambientes por sua beleza e por “brincar com os sentidos das pessoas”, impedindo a visão total para o lado oposto, mas permitindo a visão de sombras e vultos.